imagem
Logo

news mar.

 

RANSOMWARE

   COMO SE PROPAGA

O Ransomware, malware que encripta ficheiros e obriga ao pagamento de um “resgate” para os desencriptar, veio para ficar e, pior, está mais agressivo e dispendioso que nunca. Esta forma de ataque é uma extensão do cibercrime e na realidade está mais próxima do ciberterrorismo.

Apesar do malware que efectua a encriptação de ficheiros dos utilizadores e empresas e tenta extorquir dinheiro não ser algo de novo, existem sim novas variantes muito perigosas e que estão a atacar empresas de pequena a média dimensão que já se viram privadas de aceder aos seus documentos e bases de dados de software de gestão. Em muitos casos, contrariamente ao recomendado, os clientes foram obrigados a ceder ao pagamento do resgate, continuando à mercê de futuros ataques.

   AS NOVAS VARIANTES

Uma nova campanha maliciosa que começou na América Latina e Europa de Leste está agora a assolar todos os sistemas a nível mundial.

Esta nova vaga de ransomware está a ser propagada através do trojan downloader Elnoocka, estando a ser detectados largos milhares de variantes, por dia.

Este ataque começa com um email falso que chega à caixa de correio do utilizador. O assunto do e-mail quer fazer o utilizador acreditar que o anexo é um fax, um ficheiro falso infectado com o Win32/TrojanDownloader.Elenoocka.A. Se abrir este ficheiro e o seu antivírus não o proteger uma variante do Win32/FileCoder.DA será descarregada para o seu sistema, encriptando todos os ficheiros. Se não pagar o resgate em bitcoins irá perder os seus ficheiros para sempre.

Algumas variantes do Win32/TrojanDownloader.Elenoocka.A ligam-se a um endereço remoto para descarregarem malware como o Win32/FileCoder.DA e conhecido como CTB‑locker.

Esta família de malware encripta todos os ficheiros de forma similar ao CryptoLocker, sendo que a diferença principal reside no facto desta família de malware utilizar outro algoritmo de encriptação, do qual o nome deriva.

O resultado é similar ao do CryptoLocker ou do TorrentLocker, em que ficheiros com extensões como mp4, .pem, .jpg, .doc, .cer, .db etc. são encriptados com uma chave, o que torna virtualmente impossível a recuperação.

   VECTORES DE INFECÇÃO

À semelhança do que acontece com outras famílias de malware, os cibercriminosos que apostam no ransomware Filecoder, experimentam diferentes métodos de introduzirem esta ameaça no computador das vítimas:

  • Downloads a partir de sites contaminados com malware
  • Anexos de e-mail comprometidos
  • Instalação através de outro troiano ou backdoor
  • Instalação manual feita pelo atacante através de uma infiltração por RDP
  • Outros vectores de infecção

   QUE PRECAUÇÕES DEVO TER NA MINHA EMPRESA

  • Garanta que os sistemas operativos e aplicações (ex.: Microsoft Office, etc.) estão devidamente actualizados.
  • Certifique-se que tem uma solução de antivírus atualizada e devidamente configurada.
  • Assegure-se que existem cópias de segurança actualizadas de toda a informação sensível, incluindo bases de dados do seu software de gestão, email’s e documentos.
  • Adquira soluções que permitam aplicar filtros de segurança nos servidores de email e filtrar anexos de ficheiros de forma a impedir a entrada de ficheiros potencialmente perigosos (ex.: .cab, .zip., .scr., .rar)
  • Informe os utilizadores para redobrarem os cuidados relativamente a emails com links e anexos
  • A Trigénius não poderá ser responsabilizada pela falta de cópias de segurança.
Fátima Lisboa Santarém www.trigenius.pt
249 530 800 210 115 057 243 359 020 comercial@trigenius.pt
imagem
imagem